Nome completo Nelly Kim Furtado
Data de nascimento 2 de Dezembro de 1978 (31 anos)
Origem Victoria, British Columbia
País Canadá .
Período em actividade 1996 - presente
Gravadoras Dreamworks (2000-2003)
Mosley Music (2006-)
Geffen (2006-)

Nelly Kim Furtado (Victoria, Canadá, 2 de Dezembro de 1978) é uma cantora, compositora e actriz luso-canadiana/canadense, filha de imigrantes portugueses, mais propriamente açorianos.

Filha de portugueses dos Açores - Ilha de São Miguel, nomeadamente da freguesia de Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo. Além do inglês ela também fala o português fluentemente. Além de ser canadiana, Nelly possui a nacionalidade portuguesa,sendo os seus pais açorianos, mantendo assim uma relação muito próxima com Portugal. Aprendeu a tocar trombone quando tinha nove anos de idade e o teclado quando tinha onze. Começou a compor as suas próprias canções quando tinha apenas treze anos.

Após terminar o ginásio, Furtado mudou-se para Toronto, definida pela cantora como "…o lugar onde se encontra tudo, onde se pode ser tudo". Lá onde formou o duo Nelstar* em 1997 com o músico local Tallisman. "Like", uma das canções do Nelstar* recebeu uma garantia do VideoFACT de que seria gravado um videoclipe, mas Furtado sentiu que o estilo musical do duo não apresentava a sua verdadeira personalidade e talento e o clip nunca foi lançado.

Foi cantando no clube nocturno da cidade, o Lee's Palace, que Furtado conheceu o vocalista dos Philosopher Kings, Gerald Eaton. Este tornou-se um importante colaborador e co-produtor no álbum de estréia da cantora, Whoa, Nelly!, quando assinou contrato com a DreamWorks Records. Em 20 de setembro de 2003, Furtado deu à luz sua primeira filha, Nevis. O pai da criança é o seu ex-namorado Jasper Gahunia (conhecido por Lil'Jaz).

Casou a 19 de Julho de 2008 com o engenheiro de som Demacio «Demo» Castellon.

Whoa, Nelly!
Whoa, Nelly! foi um dos álbuns Pop melhor vendidos da sua categoria, com os singles "I'm Like a Bird" e "Turn Off the light". Este álbum valeu-lhe um Grammy pela melhor cantora Pop com a música "I'm Like a Bird" acompanhada do guitarrista Steve Vai. O mesmo álbum valeu-lhe também várias colaborações, sendo entre elas a mais famosa "Fotografía" com Juanes, onde Nelly pôde revelar o seu espírito latino.


Folklore
O segundo álbum de Furtado, Folklore, foi lançado em 25 de novembro de 2003. É o álbum mais alternativo e menos vendido da cantora, com elementos do folk, instrumentos indígenas canadenses, trechos em Português (em "Fresh Off the Boat" e "Força") e melodias menos convencionais.

O cantor brasileiro Caetano Veloso compôs e cantou a faixa "Island of Wonder" ao lado de Nelly. Os singles bem sucedidos foram "Powerless (Say What You Want)" e "Try". O álbum inclui, igualmente, a música "Força", escrita metade em Português e metade em Inglês, que foi escrita para ser o Hino Oficial do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, que ocorreu em Portugal. No dia 4 de Julho de 2004, Furtado interpretou a canção no Estádio da Luz em Lisboa para finalizar o Campeonato.


Loose
O seu terceiro álbum, Loose, entrou nas lojas a 20 de Junho de 2006. "Promiscuous" (em colaboração com o mentor de Justin Timberlake e Keri Hilson, Timbaland), "Maneater", "Te Busqué" (com Juanes) e "No Hay Igual" são os primeiros singles extraídos do álbum e foram lançados ao mesmo tempo, em diferentes partes do mundo.

Loose veio com influência acentuada do hip hop e R&B e trouxe uma Nelly com uma imagem mais sensual, o que o deixou um pouco distante dos trabalhos anteriores da cantora, fazendo com que essa perdesse, para alguns fãs, a sua identidade artística. No entanto, os singles desse disco alcançaram os topos das paradas, tanto norte-americanas, como européias, brasileiras e asiáticas.

Em Março de 2007 a Câmara Municipal de Victoria, na Colúmbia Britânica, decretou o dia 21 de Março de 2007 como o "Dia de Nelly Furtado", em homenagem ao sucesso artístico conseguido pela cantora, nascida nessa cidade.

Mi Plan

É o nome do novo álbum de Nelly Furtado,quarto album de estúdio, produzido totalmente em espanhol. Mi Plan foi lançado dia 15 de Setembro de 2009.

Até o momento o album já vendeu 650.000 exemplares em tudo o mundo, sendo 220.000 só nos Estados Unidos. Em Mi Plan Nelly mostra boa parte de seu lado latino. Mi Plan é um CD com letras bem romanticas e uns ritmos otimos

You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to " "

Enviar um comentário

Powered by Blogger